a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Scopphu

  /  Artigo   /  6 erros que não deves cometer na Daily Scrum

6 erros que não deves cometer na Daily Scrum

Não é segredo para ninguém que no Scrum os projetos são divididos em ciclos, ao qual damos o nome de Sprints. E é aqui que surge a Daily Scrum: uma reunião diária – com uma duração máxima de 15 minutos – que ajuda a estabelecer as prioridades do novo dia de trabalho. Além de todos ficarem a par do que já foi feito até ao momento, ainda se identificam os obstáculos que impedem o progresso de cada um dos elementos da equipa.

Apesar de se reger pela flexibilidade da metodologia Agile, e não ter muitas regras a seguir, há alguns erros a evitar nestas reuniões diárias. Curioso para saber quais são?

1. Chegar atrasado

É extremamente importante que todos os elementos da equipa estejam presentes a horas. Primeiro porque, regra geral, esta reunião costuma ser feita logo de manhã, e depois porque o objetivo é que todos fiquem a par do que cada um está – ou não – a fazer.

2. Sentares-te 

Pode não fazer muito sentido ao início, mas é crucial que esta regra seja respeitada. Quando nos sentamos acomodamo-nos mais, o que faz com que o nosso discurso seja mais demorado. A reunião, no entanto, deve ser breve e concisa e é por isso que é aconselhável que todos fiquem em pé.

3. Divagar

Devemos cingir-nos ao essencial, ou seja, responder às três perguntas fundamentais em vez de prolongar o discurso de forma desnecessária. Se já não te recordas das perguntas deixamos-tas aqui:

– O que fiz até agora?

– O que vou fazer hoje?

– Existe algum obstáculo que me impeça de concluir o meu trabalho?

4. Não ouvir

Estamos tão focados naquilo que vamos dizer que acabamos por não prestar atenção ao discurso dos outros elementos da equipa. E se um colega tiver algum problema o trabalho é feito com mais rapidez se todos em conjunto o ajudarmos a resolvê-lo.

5. Deixar alguém liderar

Os elementos da equipa têm todos o mesmo nível de importância e isso deve, desde logo, ficar bem ciente. É de ressalvar ainda que o Scrum Master não tem obrigatoriamente de estar presente na reunião.

6. Fazer o mesmo todos os dias

O objetivo da Daily Scrum é perceber o que cada elemento da equipa vai fazer em concreto. Quando as tarefas transitam de uns dias para os outros e se tendem a arrastar indefinidamente é sinal de que algo não está bem.

Publicar um comentário