
A agilidade chegou aos RH
Nos últimos anos, o papel dos Recursos Humanos tem vindo a mudar de forma radical, passando de uma função administrativa para outra mais estratégica. Isto tudo graças à implementação da agilidade.
Esta mudança de mindset dos profissionais, que permitiu reduzir as burocracias e a demora nos processos, criou impacto a todos os níveis. E fez com que a maior parte das empresas quisesse saber mais e acompanhar esta tendência.
Agora a maior parte dos departamentos de Recursos Humanos guiam-se por uma cultura ágil. Os profissionais deste setor passam a estar mais perto das equipas – para que todos consigam colaborar e tomar decisões mais rápidas -, promovem a flexibilidade e apoiam incondicionalmente o cliente.
Este processo de transformação traz consigo uma importante novidade: o cliente é agora o principal foco. O reconhecimento do indivíduo e a sua valorização são dois dos principais objetivos desta metodologia.
O documento que nos guia
Sabias que existe um Manifesto de RH Ágil? Este documento foi criado – e adaptado – a partir do Manifesto para o desenvolvimento ágil de software, de que já te falámos neste artigo.
Os profissionais de Recursos Humanos passam a valorizar:
- Redes colaborativas em vez de estruturas hierárquicas
- Mais transparência e menos sigilo
- Adaptabilidade em vez de rigidez
- Mais inspiração
- Motivação intrínseca em vez de recompensas externas
- Mais ambição
No fundo, o departamento de Recursos Humanos é a força organizacional que impulsiona o negócio, focando-se em descobrir competências nos indivíduos para que as equipas de trabalho sejam coesas e resultem realmente.
Trabalhas em Recursos Humanos e achas que seria uma mais-valia investires nesta área? A formação de Agile RH vai ajudar-te a implementar a agilidade na tua empresa. Consulta as informações no nosso site e descobre mais.