a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

blog-scopphu

Scopphu

  /  Artigo   /  Desbloqueia a tua mente
Liberating Structures

Desbloqueia a tua mente

Agora que já sabes o que são as Liberating Structures – lê o nosso artigo aqui -, chegou a altura de descobrires algumas das estruturas que podes utilizar no dia-a-dia.

Estes três exercícios são rápidos, fáceis de aplicar em qualquer empresa, independentemente do número de colaboradores que a constituem, e garantem resultados.

1-2-4-All

O exercício inicia-se com um desafio: é lançada uma pergunta e cada um deve, de forma individual, refletir e pensar numa resposta adequada. Depois devem formar pares, partilhar essas ideias e em seguida juntar-se em grupos de 4 elementos e registar as várias observações. A última etapa é partilhar essas ideias com os restantes grupos.

O objetivo deste exercício – que tem uma duração máxima de 12 minutos – é criar engagement entre os vários colaboradores da empresa e obter diferentes perspectivas sobre o mesmo assunto.

Conversation Café

Depois de se formarem os grupos – que devem ter entre 5 a 7 elementos – é preciso escolher o objeto de fala (ou token). Só quem o tiver na mão tem direito à palavra! Na primeira ronda cada um partilha o que pensa sobre o tópico em questão. Depois de terem ouvido os pontos de vista de todos, podem voltar a comentar. A partir daqui a conversa é aberta e todos podem participar ativamente. Na última ronda cada elemento deve partilhar com o grupo aquilo que aprendeu neste exercício.

Este exercício, que incentiva todos a contribuir de alguma forma, tem uma duração mínima de 35 minutos e máxima de 1 hora, dependendo do nível de interação.

15% solutions

Antes de mais é preciso pensar num desafio que todos costumem enfrentar. Depois, e de forma individual, devem criar uma lista de soluções para resolver esse problema. Agora só têm de se reunir em grupos de 4 pessoas e partilhar as ideias com os restantes elementos.

Aqui o objetivo é que todos se libertem de ideias pré-concebidas e que se ajudem mutuamente. Até porque qualquer ação que seja tomada, por mais pequena que possa parecer, pode ajudar.

Publicar um comentário