fbpx
a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

HOW TO BUILD GREAT TEAMS
AGILE TRAINING - Avançado

Curso com foco no desafio de entender e desenvolver uma boa equipa.

No mercado de IT, onde excelentes técnicos rapidamente são promovidos e tornando-se líderes/gestores de equipas, existe um enorme desafio em construir e estimular a contínua alta performance da equipa. De maneira geral, faltam skills de facilitação para que um líder/gestor conduza as pessoas de forma efetiva pelos “ciclos de vida” que uma equipa passa.

Este curso irá fornecer uma ampla visão sobre o funcionamento de uma equipa e, principalmente, fornecer ferramentas para potencializar a produção de valor, ajudando-o no desafio de entender e desenvolver uma boa equipa.

  • Formar e desenvolver efetivamente equipas que são muito mais do que uma coleção de indivíduos;
  • Como direcionar os esforços de uma equipa;
  • Como mantê-la motivada através da manutenção da saúde de seu ambiente e como agir para manter a motivação;
  • Garantir que todos os membros de uma equipa estejam cientes sobre o processo que estarão a utilizar e a sua autonomia;
  • Como envolver a equipa no propósito da conceção de um produto, garantindo que todos compartilham da mesma Visão, compreendem os benefícios que o produto reserva à empresa e identificam benefícios que o desenvolvimento do produto reserva para a equipa e para cada membro;
  • Como apresentar adequadamente cada membro da equipa;
  • Como ajudá-los a identificar as suas personalidades, forças e valores;
  • Como gerir os seus próprios conflitos.

1. As equipas
São o coração da empresa. Para extrair o máximo possível de sua eficiência, é preciso aprender a formar e a desenvolver efetivamente equipas que são muito mais do que um conjunto de indivíduos.

2. Building e Growing
Saber construir boas equipas é uma habilidade essencial para um gestor/líder. Contudo, a dinâmica de uma equipa pode ser tão complexa, que as abordagens tradicionais de Team Building podem não se eficazes.

3. Modelos de desenvolvimento de equipas
Ferramentas que ajudam a estruturar a abordagem de formação e desenvolvimento das equipas. Modelos importantes para o desenvolvimento das equipas: 5 Disfunções, Modelo de Tuckman, Modelo de Drexler/Sibbet, Modelo de Katzenbach, Modelo de Hackman e Team Fusing.

4. Direção e motivação
Direcionar os esforços de uma equipa. Mantê-la motivada.

5. Conhecimento sobre o processo
Principais métodos ágeis para desenvolvimento de software atualmente (Scrum, Kanban, Extreme Programming e Lean Startup).

6. Atuação em ambientes complexos
Mecanismos de estimulação de rápido feedback. Mecanismos de metacognição e exploração dos filtros de perceção que impactam diretamente na aprendizagem sobre eventos/interações nos sistemas complexos.

7. Conhecimento sobre o produto
Envolver a equipa no propósito da conceção de um produto.

8. Conhecimento sobre as pessoas
Dinâmica social.

9. Renascimento das equipas
Ferramentas para “reconstruir” a equipa após problemas, insucessos, falhas e fracassos que são comuns no dia-a-dia.

  • Agile Coaches
  • IT Project Managers
  • Product Managers/Owners
  • Project Managers
  • Scrum Masters
  • Team Leaders
  • Technical Leaders

> Manuais de Formação
> 16 Horas de formação em sala
> 16 PMI® PDUs
> Certificado de Participação Scopphu

"Participei na formação de CAPM® num formato totalmente online, o que permitiu uma grande flexibilidade para ajustar conteúdos/tempo sempre que necessário. Ao longo do curso foi dinamizado um excelente ambiente entre todos os participantes. Gostaria também de transmitir que estou bastante satisfeito com a opção de ter realizado esta formação com a Scopphu (claramente que voltarei para outras no futuro) e frisar a importância do acompanhamento que realizaram da minha candidatura para certificação (face aos inúmeros desafios com que nos deparámos junto do PMI)."

Paulo Neiva Vieira

Strategy & Operations Consulting - Assistant Manager
testemunho CSM live online

"Excelente organização, planificação e apoio ao nível da formação em Scrum Master. Formador com elevado nível de conhecimentos, extremamente acessível e dinâmico; utilizou bastantes exercícios práticos e forneceu uma vasta lista de leituras úteis."

Liliana Domingues

Project Management Officer @ Axa
testemunho MGT3.0 live online

“Excelente formação de Management 3.0, onde conheci práticas muito interessantes de Gestão, levo esta aprendizagem para a minha vida profissional e irei aplicar na empresa onde trabalho. Sinto que se trata de novos conceitos que não tive a oportunidade de aprender na faculdade, conceitos que me enriqueceram e que me deram uma nova visão de Gestão. Gostei muito do formador, criou dinâmicas que nos tiram da zona de conforto. Recomendo vivamente a conhecerem mais sobre o conceito e práticas de Management 3.0 na Scopphu.”

Ricardo Diz

Business Analyst e Project Manager @ NLS
testemunho CSPO live online

“A formação de CSPO® deu-me uma visão de todo um processo muito diferente e bem mais interessante para gerir alguns projetos. Desde a constituição das equipas até à priorização das ações do próprio projeto. Trata-se de uma metodologia em que se consegue produzir mais com metade dos recursos. E nesta perspetiva, foi muito interessante. A metodologia da formação live online também foi, e é, exemplar, pois após a explicação do formador segue-se uma atividade em grupo, por forma a colocar em prática a explicação teórica. E aqui, gostaria de deixar também uma nota positiva aos meus colegas de formação. Por fim, gostaria de comentar que a V/ equipa é fantástica. Extremamente profissional e totalmente dedicada aos formandos.”

Hugo Saavedra

Responsável de Qualidade e Melhoria Contínua @ Finlog
testemunho management3.0

"Óptima experiência no curso Management 3.0. Conteúdos interessantes, de aplicação prática e imediata e com um formador espetacular, Kudos Ricardo Fernandes, great job!"

Ana Fonseca

People & Culture Partner
testemunho CSM e CSPO

"O ciclo CSM + CSPO deve ser um ciclo que qualquer profissional, independentemente da área de atuação, deveria fazer. O facto de podermos saber a melhor forma de maximizar o valor que podemos entregar aos nossos "stakeholders" é valorizarmos também o nosso trabalho. O Anderson Hummel foi excecional, conseguindo cativar os formandos cada minuto das formações. Este ciclo só poderia ter sido realizado na Scopphu, pois apesar de só lhes conhecer boas recomendações, o trabalho realizado para a realização da mesma foi incrível! Bem hajam!"

Cláudio Brito

IT Project Manager
testemunho ASF Agile e Scrum Foundations

“O potencial de transformação de mindset aliado ao desenvolvimento de projectos e do negócio constitui a mais-valia desta formação.” (Let the agile adventure begin...)"

Cláudia Martins

HR Senior Specialist
testemunho LEGOSP

Tive a oportunidade de participar num Workshop Lego Serious Play organizado pela Scopphu e amei a experiência! Toda a equipa foi muito disponível e o formador é 5*. Aliar a pedagogia ao "fun", a componente prática, a possibilidade de networking e a partilha de experiências foram sem dúvida factores "chave" para o sucesso desta atividade. Recomendo vivamente!

Mónica Botelho

HR | Talent Development Manager
testemunho SAFE

“Foram 2 dias de formação extremamente intensos, brindados com uma excelente energia do nosso formador Tiago Palhoto e, equipas da Allianz Portugal muito motivadas em aprender como adaptar a Framework SAFe à realidade e às necessidades da empresa. Bem acima das minhas expectativas, este curso ajudou a assimilar e literalmente “viver” o papel do Scrum Master numa abordagem SAFe, aprendendo a planear e executar o Program Increment(PI), e a como construir e liderar equipas Agile que entreguem o máximo valor possível ao negócio. Saímos mais completos e prontos para os próximos desafios. Recomendo vivamente! O meu obrigado, em especial ao Tiago, pelo seu trabalho e dedicação, e também a toda a equipa da Scopphu, por esta oportunidade e pelo excelente apoio prestado.”

Nuno Rocha

Organizational Manager @ Allianz Portugal
testemunho CSPO

"O primeiro contacto com a metodologia ocorreu a cerca de 6 meses, apesar disso e estando já consciente do funcionamento da mesma, a formação elevou claramente o grau de conhecimento, como estamos focados nos assuntos do dia-a-dia por vezes não temos "tempo" para uma reflexão da ferramenta que utilizamos. Ao longo dos 2 dias o meu principal destaque vai para o Anderson, nomeadamente a forma simples e eficaz de comunicar e dar a entender todo o processo, como utilizar correctamente a metodologia e adaptar a mesma as necessidades de cada um, os meus parabéns a Scopphu e ao formador por toda a experiência, certamente que nos vamos voltar a encontrar."

José Correia

Product Manager