a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

LEARNING SHOT | LEARNING 3.0
Certificação - PERFORMANCE TRAINING

Learning Shot: Auto-Organização de Equipas

Abandonar a micro-gestão e mover equipas para a auto-organização vem sendo apontado como diferencial para aumentar a motivação e produtividade nos ambientes de trabalho do Século XXI.

Métodos mais modernos como Agile, Holacracy e Management 3.0 dependem do trabalho de equipas auto-organizadas para serem bem aplicados. Mas como fazer isso acontecer na prática? Responder a esta pergunta é o principal objetivo deste programa.

Esta formação percorre, através de práticas de aprendizagem emergente, por vários conceitos e experiências que são favoráveis ao trabalho de equipas auto-organizadas.

Como takeaway, cada participante terá que construir ao longo deste programa um modelo de equipas auto-organizadas que seja aplicável à sua realidade, ou seja, que possa ser colocado em prática logo após a formação.

  • Conhecer as descobertas científicas sobre o tema e sua relação com ambientes sociais, como equipas e empresas;
  • Aprender sobre estruturas propícias para criar equipas auto-organizadas;
  • Conhecer histórias reais, de sucesso e fracasso, que envolvam tais equipas, e extrair dali padrões para a realidade de cada participante;
  • Entender as fronteiras entre auto-organização e controle, e como balancear esta combinação de práticas;
  • Criar um playbook próprio, mapeando um modelo de auto-organização de equipas para ser colocado em prática logo após a formação.

Formato

Learning Shots são eventos de aprendizagem emergente organizados por Facilitadores licenciados em Learning 3.0 pela Happy Melly network. Nesses eventos, os participantes se misturam em volta de problemas reais e constroem novos conhecimentos, de forma facilitada, através do confronto entre experiências e ideias com o ‘mundo real’.

São apresentadas opiniões de convidados, materiais curados sobre o tema e ferramentas de facilitação para suportar o aprendizado emergente. As interações entre os participantes e convidados serão facilitadas durante todo o evento.

Todos os participantes receberão um certificado internacional de participação emitido pela Happy Melly.

Dinâmica

Utilizando um didática moderna e auto-organizada, o facilitador combinará recursos do sistema de aprendizagem Learning 3.0, dentre eles a ferramenta Learning Canvas, e da metodologia Lego Serious Play, seguindo os seguintes passos:

  • Através do fluxo do Learning 3.0 navegaremos pela problematização do tema auto-organização, fazendo  análise de teorias, estudos e cases; compartilhando experiências e ideias; e construindo novo conhecimento juntos.
  • Utilizaremos o poder da metodologia Lego Serious Play para interpretar as experiências compartilhadas, e para conectar tudo isso com o mundo real de cada participante.
  • Ao longo do evento, cada participante construirá o seu próprio playbook com estratégias para estimular a auto-organização na sua empresa, já no dia seguinte.
Learning 1.0:
Foco em ser ensinado. Para aprender deve ser ensinado por um especialista.
Learning 2.0:
Foco em perguntar. Para aprender deve perguntar ao especialista.
Learning 3.0:
Foco em compartilhar. Para aprender deve compartilhar.

1. Ciência

  • A relação entre as descobertas sobre auto-organização no campo científico, e a relação disto com a forma com equipas devem trabalhar em áreas da economia criativa;
  • Evolução e níveis do conceito e prática da auto-organização;
  • Princípios para a auto-organização;

2. Equipas

  • O que é uma equipa, de verdade;
  • Diferentes formações e seu impacto na auto-organização;
  • Auto-organização individual e coletiva;
  • Escolhendo a formação de equipas ideal para a realidade de cada participante;

3. Experiências

  • Cases de equipas auto-organizadas bem e mal sucedidas;
  • Descoberta de patterns e anti-patterns para a auto-organização;
  • Construção de modelos para a auto-organização de equipas;

4. Ideias

  • Avaliação de ideias interdisciplinares que possam ser aplicadas como restrições para a emergência e auto-organização;

5. Playbook

  • Cada participante constrói um playbook para a aplicação de modelos auto-organizados no seu mundo real, com o apoio do facilitador;

Todos os profissionais que atuam na economia criativa e que, portanto, precisam do trabalho de equipas auto-organizadas para a maximização na geração de valor.

  • Formação ministrada por facilitador de Learning 3.0
  • Manuais de Formação
  • 8 Horas de formação
  • 8 PMI® PDU
  • Certificado de Participação Scopphu

Formadores

"Scopphu is an Academy where you’ll discover everything to support you in bringing your professional life to another level. They’re a group of professionals with passion for what they do and live to provide the best knowledge and guidance around the Agile approach and much more, ensuring you become a success! From reception, to customer management, through to the instructors, they’re all in all a highly organized and customer oriented company. It was a pleasure to be accompanied by each of them, and I hope to be back soon for another experience."

Monalisa Ferreira

Scrum Master

"It's not easy to find a course where expectations goes beyond excellent!! From the staff to the trainer. Over 2 days training, I questioned, I got answers, I reflected, I questioned again, I was clarified with examples from real world and slowly it all started to makes sense to my understanding of what is Scrum. At the end, you'll naturally agree that SCRUM is a framework not a methodology and clearly distinguish what is an output and an outcome. Don't think twice when it comes to learn about SCRUM or Project Management training. SCOPPHU is the one."

PAULO SILVA

SENIOR IT PROJECT MANAGER of ADSIC (Abu Dhabi)

“A qualidade da formação e o excelente acompanhamento no processo de certificação PMP® foram fatores decisivos para o sucesso. O meu agradecimento à Scopphu."

JOÃO MARTINS

PROJECT MANAGER

“A formação de PMP® Complete Certification Prep é um curso bastante bem estruturado. Em sintonia com a realidade do mundo atual da Gestão de Projetos e o Exame de Certificação este curso é uma mais-valia para o entendimento entre a teoria e a prática, o que faz efetivamente a diferença."

HUGO FERREIRA

Facility & Infrastructure of COFICAB GROUP

"O curso excedeu largamente as minhas expectativas, quer no que diz respeito ao sistema de aprendizagem Learning 3.0, quer à sua relação com os conceitos de auto-organização."

MARIA JOÃO

Product Owner of Mindera

"A Formação em Learning 3.0 permitiu-me enriquecer e consolidar os meus soft skills necessários para uma gestão de equipas de excelência, podendo aportar maior valor na implementação da estratégia da organização."

ANTÓNIO SILVA

Diretor of Finantech, SA

A formação em SCRUM Master permitiu entender a framework como estrutura de trabalho. Para o desenvolvimento de qualquer profissional, não apenas das áreas de software, a pensar Agile desde a estratégia à operação, considero muito importante esta oportunidade de aprendizagem e a partilha de experiências com outros colegas de diversas áreas. O formador incentivou ao longo da formação, a componente teórica sempre ligada a exercícios promovendo sessões de assimilação dos conteúdos de forma fácil e prática. A organização e logística a cargo da Scopphu permitiu o envolvimento dos formandos. Com este pacote completo o resultado foi a minha certificação. Obrigado!

Fernando Almeida Teles

Senior Consultant @Altice Portugal