Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Scopphu

  /  Artigo   /  Management 3.0: o futuro da gestão empresarial

Management 3.0: o futuro da gestão empresarial

Se pensas que o Management 3.0 é apenas mais um modelo de gestão desengana-te. Apesar de ter sido desenvolvido para as empresas de tecnologias de informação e comunicação, há outras áreas que já estão a utilizar esta nova abordagem de liderar equipas. 

A primeira referência a este conceito surge em 2010 no livro “Management 3.0 – Leading Agile Developers, Developing Agile Leaders”, do holandês Jurgen Appelo. Aqui as empresas são vistas como grandes redes de relacionamento, sendo as pessoas o foco principal.

O que é afinal o Management 3.0?

Mas em que é que este modelo de transformação do estilo de gestão consiste ao certo? O principal objetivo do líder altera-se: deixa de controlar a equipa e passa a apoiá-la, de forma a garantir que não existem bloqueios e que tudo flui normalmente. No fundo, o Management 3.0 ensina-nos a trabalhar em conjunto para conseguir alcançar os objetivos da forma mais eficiente possível.

É importante que os colaboradores se sintam realizados, que o seu trabalho seja valorizado e que tenham liberdade criativa. Até porque uma das principais prioridades deste modelo é aumentar a felicidade dos trabalhadores. São já vários os estudos que comprovam que quanto mais felizes mais produtivos somos e isso acaba por contribuir para o sucesso da empresa.

Na prática, o Management 3.0 aposta num modelo de gestão que abraça a mudança. E em ambientes complexos e em constante evolução esta é uma metodologia que se destaca pela positiva.

Um modelo de diferenciação

O Management 3.0 está a redefinir a definição de liderança e, por isso, esta é a altura ideal para aprender mais. A formação da Scopphu é uma óptima forma de ficar a par de tudo. Aqui vais descobrir como podes inovar e criar um ambiente de trabalho inspirador.

Perceber que as pessoas são o ativo mais importante da organização é já meio caminho andado. Depois basta conhecer os conceitos gerais deste modelo e começar a aplicá-los em situações concretas na empresa.

O futuro começa agora

Há quem compare o Management 3.0 à metodologia Agile, já que ambas se focam no desenvolvimento e gestão de projetos. No entanto, ao ter a liderança como ponto fulcral, este novo modelo acaba por colmatar uma lacuna. É importante referir ainda que existe a possibilidade de utilizar as duas metodologias ao mesmo tempo e combinadas entre si, conseguindo assim obter o melhor resultado possível.

Para além de um movimento inovador de liderança, o Management 3.0 é considerado por muitos o futuro da gestão empresarial. Vais querer ficar de fora?

Publicar um comentário