a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Scopphu

  /  Artigo   /  O que é o Product Owner?

O que é o Product Owner?

Existem muitos papéis numa equipa Scrum. Se leste o artigo Tudo o que precisas de saber sobre Scrum já sabes que um deles é o Scrum Master. Mas há outro – sobre o qual te vamos falar em pormenor aqui – que deves conhecer. Consegues adivinhar de que papel falamos? Do Product Owner, claro!

O Product Owner (PO) é um dos elementos mais importantes na framework Scrum e as empresas têm vindo a perceber isso ao longo dos anos. De tal forma que acreditam que o seu trabalho é capaz de levar ao fracasso ou garantir o sucesso de qualquer projeto.

Os seus múltiplos papéis

Uma das principais responsabilidades do PO é fazer a ponte entre a equipa e o cliente. No fundo, é ele que orienta – e guia – a equipa ao longo do processo de desenvolvimento de um novo projeto ou produto.

Já ouviste falar no Product Backlog? Durante o Sprint Planning, o Product Owner trabalha em conjunto com a equipa para definir, ordenar e excluir artigos do Product Backlog. É a ele que cabe a responsabilidade de criar esta lista de tarefas, bem como o cumprimento de todos os itens.

Mas o papel do PO não fica por aqui… Além de ser capaz de traduzir a produtividade da equipa em valor, também deve saber lidar – com alguma facilidade – com os desafios que poderão surgir ao longo do projeto.

Algumas características essenciais

Como já tiveste oportunidade de ler até agora, o PO desempenha um papel crucial no Scrum. E há algumas características que o definem. É, por isso, importante que percebas que o Product Owner deve…

Conhecer o setor em que atua. O trabalho flui com mais rapidez se o Product Owner souber em que é que consiste o seu papel.

Ter o poder de tomar decisões. Mas, ao mesmo tempo, permitir que os vários elementos da equipa sejam autónomos.

Estar (sempre) disponível. É necessário – para não dizer obrigatório – que haja um diálogo constante entre o PO e a equipa para que cada elemento saiba aquilo que deve fazer e porquê.

Estabelecer metas realistas. Cabe ao Product Owner definir os objetivos a atingir.

Ajudar a priorizar tarefas. É importante que o PO ajude a equipa a perceber aquilo que deve ser feito em primeiro lugar.

Agora que sabes mais sobre os diferentes papéis do Product Owner chegou a altura de investires em formação especializada. Estás apenas a um clique de distância de ser o PO que sempre quiseste ser. Do que é que estás à espera?

Publicar um comentário