Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Scopphu

  /  Sem categoria   /  O que é um Agile Coach?

O que é um Agile Coach?

O papel do Agile Coach é extremamente valioso para a transformação ou evolução dos modelos de gestão nas organizações, além de facilitar a implementação de processos e práticas ágeis, o Agile Coach promove o desenvolvimento das equipas, pessoas e comportamentos necessários para a mudança e sustentação de uma cultura ágil, indispensável na era dos negócios digitais.

O que faz um Agile Coach?

Os Agile Coaches ajudam a formar e desenvolver equipas que atuam com a filosofia ágil nas suas rotinas de trabalho. Eles são responsáveis por capacitar pessoas, fomentar e sustentar comportamentos e práticas ágeis, fazendo uso de ferramentas e métodos ágeis e de coaching, visando melhorar os resultados da organização, sejam eles financeiros ou não financeiros.

Um Agile Coach é responsável por orientar as equipas durante todo a jornada de implementação dos processos ágeis, incentivando colaboradores e líderes a adotar e praticar novos comportamentos.

O objetivo final do seu trabalho, é armar as equipas ágeis com conhecimento, práticas e métodos adequados para que eles possam usar a agilidade em todo o seu potencial em benefício do negócio da organização.

De acordo com o colega Jason Little, experiente e renomado Agile Coach, autor do livro e método Lean Change Management,

“a sociedade como um todo está passando por uma transformação. Uma mudança de pensamento mecanicista para o pensamento criativo e, hoje, os Agile Coaches estão cumprindo o papel de unir o velho mundo com o novo mundo, da mesma forma que os agentes de mudança gerenciavam a transição do passado para o futuro, nas transformações organizacionais.”

No meu ponto de vista, e complementando a visão de Little, o Agile Coach tem o propósito de apoiar e acelerar a aprendizagem, implantação e sustentação de princípios, práticas e processos, desenvolvendo comportamentos e cultura ágil nas pessoas, equipas e na organização.

O nosso trabalho como Agile Coach é entender, primeiramente, o que a organização necessita ou deseja, qual a situação e estágio atual das equipas e pessoas, promover o alinhamento e oferecer uma abordagem mais adequada possível para apoiar o seu crescimento e desenvolvimento.

A nossa agenda é melhoria contínua! Atingimos isso, criando empatia e engagement, estando próximo das pessoas e dos clientes, compreendendo as suas expectativas e necessidades, fazendo as perguntas certas, fornecendo bons modelos mentais e melhores práticas, desafiando as pessoas nos seus pensamentos, motivando-as e orientando-as no desenvolvimento de competências que permitam entregar a melhor solução possível para nossos clientes.

Benefícios do Agile Coach para as Organizações

Uma cultura ágil, ou pelo menos bons comportamentos ágeis, aumenta significativamente a capacidade de adaptação e flexibilidade de uma organização; reduz o tempo de resposta na tomada de decisões; reduz o “Time to Market”; aumenta a assertividade e inovação; reduz riscos e desperdícios; aumenta a felicidade no trabalho; reduz o tempo de resposta às mudanças; promove a melhoria contínua e, principalmente, aumenta à satisfação dos clientes. Tudo isso, indiscutivelmente, traz retornos financeiros extraordinários.

No entanto, uma transformação que ofereça tantas vantagens não é algo simples e trivial. Encorajar todos, de todos os níveis organizacionais em torno da mudança, requer um esforço extra e significativo principalmente da alta gestão, que precisa oferecer um suporte executivo adequado ao longo de toda a jornada.

Neste momento, o papel do Agile Coach é ainda mais importante. Ele é quem irá suportar e ajudar a equipa a navegar por águas agitadas e pontos difíceis no período inicial, quando a própria equipa, as lideranças e a alta gestão, por exemplo, questionam o valor da agilidade.

O Agile Coach atua com a responsabilidade de ajudar a manter as coisas sob controlo, ao mesmo tempo que constrói e desenvolve equipas ágeis, que enfrentarão bloqueios comuns, além de diversos pontos problemáticos e desafiadores ao longo de todo o processo de transformação.

As funções do Agile Coach

Um Agile Coach pode assumir até 9 funções, relacionadas com 2 perspectivas fundamentais: crescimento das pessoas e resultados financeiros para o negócio.

A primeira função a exercer é a de observação. Atuar como um grande observador reflexivo. É preciso entender o contexto, como as coisas funcionam no ambiente:

  • Quem são os líderes formais e informais?
  • Quais são as relações de poder?
  • Quais são as regras claras e as ocultas?
  • Como são os fluxos de trabalho e das demandas?
  • Quais os pontos fortes e fracos?
  • Quais os pontos de melhoria?

A partir daí, pode-se decidir o que fazer.

De acordo com o contexto, pode-se definir, por exemplo:

  • Qual equipa precisa de apoio na facilitação de cerimônias? Quais cerimônias?
  • Qual Líder Técnico ou Scrum Master precisa de Mentoring para se tornar num profissional melhor?
  • Qual equipa precisa de Coaching para aumentar a qualidade das entregas ou desenvolver habilidades?
  • Qual equipa precisa de alterações na sua estrutura ou processos?
  • Quais fluxos de trabalho precisam de ser transformados ou melhorados? 
  • Qual área precisa de suporte de liderança, para procurar melhorias?
  • Quais líderes precisam de coaching para entender o trabalho no ambiente ágil?

Em alguns casos, será necessário adaptar alguma ferramenta, algum framework para atender a esse contexto, de forma personalizada. Então, é necessário atuar como consultor, e até mesmo como um especialista prático, fazendo com que as coisas aconteçam, independente de qualquer coisa, dada a possível falta de conhecimento e experiência de alguns.

Por fim, a maior e mais importante função que o Agile Coach exerce é a de Amigo Fiel da organização, das equipas e das pessoas.

O Agile Coach precisa confiar na equipa, nas pessoas, na organização e estas, por sua vez, precisam confiar no Agile Coach. Ambos precisam jogar limpo, com transparência e clareza.

As Competências do Agile Coach 

 

Um Agile Coach deve apresentar conhecimentos específicos em 4 domínios de competência:

  1. Estratégia, Cultura e Gestão
  2. Produtos e Tecnologia
  3. Pessoas e Relações
  4. Processos e Métodos

Dentre as competências fundamentais para um bom Agile Coach, podemos destacar:

  • formar, desenvolver e liderar pessoas;
  • facilitar e conduzir reuniões e cerimônias;
  • resolver conflitos e facilitar conversas difíceis;
  • dominar e gerir processos e métodos ágeis;
  • dominar a filosofia Lean, Agile, DevOps, Kaizen;
  • planear e facilitar mudanças;
  • avaliar competências e resultados;
  • promover e facilitar aprendizado e crescimento;
  • promover feedback;
  • promover alinhamento;
  • promover integração e coordenação;
  • e muitas outras.

Por fim, em todo o mundo, Agile Coaches estão sendo muito demandados pelo mercado. A agilidade já é uma realidade e será necessária para todas as organizações que desejam manter-se competitiva em um ambiente volátil, incerto, complexo e ambíguo, independente do seu porte ou segmento de atuação.

Se gostarias de saber mais sobre a função de Agile Coach, descobre tudo na formação de Professional Agile Coach Certified. 

Artigo por Andy Barbosa

Publicar um comentário