a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

blog-scopphu

Scopphu

  /  Artigo   /  Os papéis do Scrum
Papéis do Scrum

Os papéis do Scrum

O Scrum é uma framework fácil de compreender e pôr em prática, mas há três papéis que tens de conhecer em profundidade: 

Scrum Master

Este é o principal responsável por garantir que os valores e práticas do Scrum são cumpridos. Além disso, facilita as reuniões da equipa e remove os obstáculos que surgem ao longo do desenvolvimento do projeto. Dessa forma, o Scrum Master consegue criar um equilíbrio entre os vários elementos da equipa.

Apesar de ser um dos papéis mais importantes, o Scrum Master não faz o trabalho de gestão todo sozinho. Apoia a equipa em todas as etapas de desenvolvimento do projeto, mas opta muitas vezes por lhes dar total liberdade para trabalhar.

O Scrum Master é, no fundo, quem implementa a metodologia Agile na empresa.

Product Owner

O Product Owner é alguém com sólidos conhecimentos sobre o mercado, a concorrência e as inúmeras tendências do momento. Além disso, é ele que define as metas a atingir e direciona a equipa em função desses objetivos.

Esta função foi criada para conseguir lidar com os desafios enfrentados por muitas equipas Scrum e o seu trabalho, como deves imaginar, não é fácil. Apesar das responsabilidades serem geralmente divididas de forma equitativa entre os vários elementos da equipa, o Product Owner continua a ter um papel crucial.

Sabias que a responsabilidade de gerir o Product Backlog – a lista que contém todas as funcionalidades de um produto – também cabe ao Product Owner? E um Product Backlog bem organizado, além de ser meio caminho andado para que tudo funcione na perfeição, é essencial em qualquer projeto ágil. 

Equipa de desenvolvimento

O último, mas não menos importante, papel do Scrum é a equipa de desenvolvimento. Apesar do cliente ser parte integrante de qualquer projeto, é a equipa que analisa, desenvolve, implementa e testa o produto.

A equipa de desenvolvimento deve ser multidisciplinar, capaz de se organizar de forma autónoma e conseguir adaptar-se em qualquer situação. Tem total liberdade criativa, mas isso não significa que o Scrum Master e o Product Owner não possam intervir em qualquer altura.

Aqui todos trabalham em conjunto para um objetivo comum: o produto final.

Achas que tens o que é preciso para implementares a agilidade na tua empresa? O Scrum é utilizado em todo o mundo e a tua empresa pode ser a próxima a usar esta ferramenta de trabalho. Entra no mindset certo com a ajuda da Scopphu.

Publicar um comentário