X
(+351) 211 318 922 geral@scopphu.com

Notícias

Qual a formação indicada para mim?

És novo no Scrum. É normal que a vasta oferta formativa relacionada com métodos ágeis torne-se maçadora, já viste as várias formações que a Scopphu disponibiliza bem como as certificações disponíveis. Mas qual será a indicada para mim?

Sugerimos que aprenda um pouco mais sobre as diferenças entre as certificações. Depois, pense um pouco sobre os seus objectivos a cumprir após obter a certificação.

O Scrum tem como base, três certificações:

CSM® Certified ScrumMaster – Esta certificação abrange os aspectos fundamentais do framework Scrum. O curso de CSM® revisará o Guia do Scrum e irá coloca-lo no caminho para ser o facilitador dos impedimentos das equipas Scrum atuais e futuras.

CSPO® Certified Scrum Product Owner® – O Product Owner, no processo Scrum é o elo de ligação com os stakeholders. Este responsável entende as necessidades das partes interessadas e a visão do produto. O CSPO® aspirante pode ser alguém que já tenha uma compreensão básica do Guia do Scrum e que queira levar o seu conhecimento do Scrum um pouco mais longe, ou que esteja pronto para se concentrar especificamente nos aspectos únicos do papel do PO.

CSD® Certified Scrum Developer® – Esta é uma certificação especializada projetada para desenvolvedores de software. Espera-se que os participantes tenham um bom conhecimento de codificação e discutam vários projetos em profundidade durante o curso CSD®. Esta é uma certificação intensiva que requer um compromisso de 3 dias.

Mas qual o motivo para tirar uma certificação?

Para descobrir qual a certificação indicada, é importante pensar nas metas pessoais a longo prazo.

Está a procura de emprego e gostaria de ter um certificado para melhorar o seu currículo (assim como criar pontes para a comunidade global Scrum)? Então, talvez o CSM® seja o ideal para si. Esta certificação oferece uma linha base de conhecimento, permite que se tornes numa adição útil a qualquer equipa Scrum e ajuda a ficar por dentro das tendências e técnicas do Agile.

Tem um interesse específico em entender e comunicar o ponto de vista das partes interessadas da sua empresa ao desenvolver um produto? Então, é provavelmente um bom candidato a CSPO®.

Talvez os seus interesses estejam algures no meio. Tenha em mente que o CSM® e CSPO® não são mutuamente exclusivos. Na verdade, recomendamos que faça os dois cursos para obter uma visão mais completa do processo Scrum e aumentar o seu valor em qualquer equipa Scrum.

O que fazer depois de se tornar num CSM® ou CSPO®? Depois de obter a sua certificação, convém considerar alguns passos a seguir:

* Adicione a certificação ao teu currículo. Deixe os potenciais empregadores saberem sobre o seu novo conhecimento.

  • Adicione a certificação ao teu perfil do LinkedIn.
  • Faça networking e fique ativo através da comunidade Scrum. Existem múltiplas plataformas onde pode comunicar com os restantes entusiastas de Scrum, a Scopphu dispõe de um grupo Agile no facebook e no LinkedIn, A Scrum Alliance® oferece uma plataforma no seu website com uma sólida experiência na comunidade onde pode também ganhar Scrum Education Units (SEUs).
  • Use o framework Scrum todos os dias. Se a sua organização já usar o Scrum, use a sua certificação para se tornar num participante mais efetivo no processo. Se a sua organização ainda não se adaptou, sê um defensor. Se estása procura de um novo emprego, partilhe o seu novo conhecimento sobre o Scrum.
  • Melhore o seu conhecimento. Não pare depois de atingir apenas o CSM® ou o CSPO®. Pode obter mais habilidades e conhecimentos obtendo as duas certificações. Lembre-se, as certificações não são mutuamente exclusivas.
  • Adapte e desenvolva os seus conhecimentos Scrum. Muito tempo depois de receber a sua certificação, pode perceber que é necessário uma atualização em um ou dois aspectos da estrutura. Como todas as certificações Scrum são baseadas no Guia do Scrum, a maneira mais fácil de lembrar-se de cada detalhe é manter uma cópia do Guia do Scrum à mão.

Se está interessado em Scrum porque quer ser um candidato a um emprego mais competitivo ou se simplesmente pertende melhorar o fluxo de trabalho da sua organização, existe uma certificação Scrum certa para si. Informe-se sobre o programa de cada uma das certificações e prepare-se para uma transformação ágil.

fonte: https://www.scrumalliance.org/

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *