a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Scopphu

  /  Artigo   /  Qual a formação indicada para mim?

Qual a formação indicada para mim?

Se és novo no Scrum é normal que a vasta oferta formativa relacionada com métodos ágeis se torne maçadora. Mas qual é afinal a formação indicada para ti?

Antes de mais sugerimos que leias um pouco sobre as seguintes formações:

CSM® Certified ScrumMaster – Ao longo desta formação vais perceber que o Scrum Master atua como facilitador, sendo o principal responsável por garantir que os valores e as práticas do Scrum são cumpridos.

CSPO® Certified Scrum Product Owner – O Product Owner tem um dos papéis mais importantes da framework Scrum e esta formação vai explicar-te tudo sobre a sua função. Além de ser o elo de ligação entre a equipa de desenvolvimento e os clientes, o Product Owner ainda deve ser capaz de transformar a produtividade da equipa em valor.

CSD® Certified Scrum Developer – Esta formação, especializada e projetada para software developers, vai ajudar-te a aplicar os conceitos e técnicas de engenharia de software que já conheces e adaptá-los à metodologia Agile.

Porque é que devo tirar uma certificação?

Para descobrir qual a certificação indicada é importante pensar nas metas pessoais a longo prazo.

Estás à procura de emprego e precisas de um certificado para melhorar o teu currículo? Então talvez o CSM® seja o ideal. Esta certificação ajuda-te a perceber melhor a metodologia Agile e transforma-te numa adição útil a qualquer equipa Scrum.

Queres ser a ponte entre a tua equipa e o cliente? Então és um bom candidato a CSPO®.

O que fazer depois de te tornares num CSM® ou CSPO®?

– Adiciona a certificação ao teu currículo e ao teu perfil do LinkedIn. É importante que os potenciais empregadores saibam que investiste em formação.

– Cria a tua rede de networking. Existem inúmeros eventos em Portugal e comunidades onde podes entrar em contacto com outros entusiastas de Scrum. As organizações Scrum Alliance e a Scrum Org são apenas duas delas. Além disso ainda podes consultar sites e blogs específicos sobre o tema.

– Usa a framework Scrum todos os dias. Se a empresa onde trabalhas já usar o Scrum, está na altura de te tornares num participante mais ativo. Se não, esta é a oportunidade ideal para convenceres a tua equipa dos benefícios da metodologia Agile.

– Melhora e desenvolve os teus conhecimentos. É importante que apostes na tua formação e que não pares de querer aprender mais. Há webinares gratuitos que podes ver online, livros que deves consultar e especialistas na área que vale a pena seguir. Jeff Sutherland, Ken Schwaber e Jurgen Appelo são três exemplos.

Descobre o programa detalhado de cada uma destas formações no nosso site e prepara-te para uma transformação ágil.

 

Fonte: https://www.scrumalliance.org/

Publicar um comentário