Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Scopphu

  /  Artigo   /  Qual é a metodologia certa para mim?

Qual é a metodologia certa para mim?

Apesar da metodologia Agile ter sido criada especificamente para empresas de tecnologias de informação e comunicação, evoluiu e cresceu de tal forma que hoje é possível adaptá-la a diferentes áreas. Se trabalhas em marketing, vendas ou recursos humanos, por exemplo, este artigo também é para ti.

É a primeira vez que ouves falar neste conceito? Não te preocupes. Vamos explicar-te tudo o que precisas de saber para tirares melhor partido desta ferramenta.

Qualquer projeto, e em qualquer área de trabalho, tem a sua própria metodologia de gestão. Mas antes de decidires o melhor método para a tua empresa, é importante que conheças – e compreendas – como funcionam. 

O modelo de cascata

O modelo de cascata, proposto por Winston Royce em 1970, foi durante muitos anos a única metodologia dedicada à gestão de desenvolvimento. Já deves estar minimamente familiarizado com este conceito, mas vamos reavivar-te a memória. 

Este modelo é nada mais nada menos que uma estrutura linear com etapas isoladas e bem definidas. Aqui cada etapa corresponde a um nível distinto de desenvolvimento do projeto e só quando se terminam todas as tarefas de um nível é que se pode partir para o seguinte.

Em muitos casos ainda se usa o modelo de cascata – ou waterfall -, mas com todos os desafios inerentes a esta metodologia, é recomendável recorrer a novas opções. É aqui que surge o Agile.

A metodologia Agile

A metodologia Agile é um processo altamente colaborativo e flexível, que permite que sejam feitas alterações ao longo das diferentes fases de desenvolvimento do projeto. Esta abordagem centra-se na satisfação do cliente e depende do seu envolvimento. Além de ter oportunidades frequentes – e antecipadas – de ver o trabalho, o cliente ainda pode dar feedback e sugerir alterações.

O mundo digital está em constante evolução e a tua empresa deve ser capaz de acompanhar as tendências do mercado e destacar-se da concorrência. Se queres estar atualizado e a par de tudo a solução mais simples e imediata é a metodologia Agile. Há grandes empresas, como a Google, a Microsoft, a Netflix, a Spotify e a Yahoo! que já adoptaram esta metodologia e a tua pode ser a próxima.

Ainda tens dúvidas? A Scopphu tem uma oferta formativa especializada em Agile que vai fazer a diferença na tua empresa. Descobre mais aqui.

Publicar um comentário