a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

blog-scopphu

Scopphu

  /  Artigo   /  Que tipo de líder és?
Que tipo de líder és?

Que tipo de líder és?

No fundo, um líder é alguém com experiência e formação na área, que sabe do que fala e que consegue usar os seus pontos fortes – como a comunicação, por exemplo – em prol do bem-estar comum da equipa. O que realmente importa não é o cargo que ocupa, mas sim a forma como consegue transmitir a mensagem e chegar eficazmente ao outro.

Existem 7 tipos de líder e vamos falar-te sobre cada um deles em pormenor.

Servidor

O líder servidor vai fazer tudo ao seu alcance para corresponder às expectativas e necessidades da equipa. Ao pôr-se no lugar do outro é capaz de entender aquilo que os colaboradores realmente precisam e isso é benéfico para a empresa.

Liberal

Este líder acredita que as equipas devem ser auto-suficientes e, por isso, dá-lhes total liberdade. São elas que decidem a melhor forma de atingir os objetivos e até mesmo os prazos que devem cumprir. No entanto, é crucial que este líder liberal esteja atento e seja capaz de intervir em qualquer momento.

Democrático

O líder democrático permite que todos estejam envolvidos no processo de tomada de decisões. Como tem uma boa performance, este líder gera melhores resultados e isso motiva as equipas a continuarem o bom trabalho.

Autocrático

Neste caso, todas as decisões são tomadas pelo líder e os membros da equipa não têm qualquer tipo de influência ou envolvimento. É aqui que surge o maior problema: a liderança autocrata gera pouca eficiência, já que a equipa não tem autonomia para trabalhar.

Técnico

O líder técnico é alguém que realmente sabe do que fala. Como tem experiência na área em que atua – o que o torna uma referência na empresa onde trabalha -, as suas decisões são respeitadas por todos.

Motivador

Um líder motivador é capaz de unir pessoas. Além disso, tem a capacidade de descobrir potencial onde mais ninguém achava possível. Este tipo de liderança é essencial numa empresa que enfrenta dificuldades, já que incentiva os colaboradores a darem o seu melhor. 

Transformacional

O objetivo deste tipo de liderança é inspirar equipas e contribuir para a mudança positiva nas empresas. Além de ajudar a satisfazer as ambições individuais dos colaboradores, o líder transformacional ainda alia as necessidades da equipa aos objetivos da organização.

O segredo de um bom líder passa por te adaptares ao contexto em que estás inserido, transitando, caso seja necessário, entre os vários estilos de liderança. Descobre mais detalhes sobre este tema na formação de Management 3.0.

Publicar um comentário