X
(+351) 211 318 922 geral@scopphu.com

Notícias

Recursos Humanos: será Agile a solução?

A agilidade é um conceito normalmente associado à área de desenvolvimento de software, onde a sua aplicação tem resultados a um nível de excelência. Como consequência, assistimos hoje em dia a uma disseminação constante de técnicas ágeis por esta área.

Mas é errado assumir que os métodos ágeis são dedicados ao IT, ou que a sua criação tem como único objetivo a aplicação na área.

O Manifesto Ágil direciona os seus valores e princípios para esta área em especifico, mas tem existindo uma evolução natural de forma a tornar a abordagem mais cultural, criando a possibilidade da aplicação dos métodos ágeis em praticamente qualquer área de uma organização.

A utilização destes métodos tem com objetivo aumentar a produtividade de qualquer ação, canalizando o foco da equipa para o que realmente interessa, evitando em cada processo a redundância de informação e o excesso de burocracia. Em suma o objetivo nunca é o de aumentar a velocidade dos processos, mas sim de eliminar o tempo desperdiçado a fazer mais do que o necessário.

No caso especifico dos Recursos Humanos, os elementos costumam trabalhar no limite e são absorvidos pelo próprio trabalho, é costume entrar num ciclo redundante onde as práticas diárias tornam-se maçadoras e removem qualquer oportunidade de transparência, inspeção e adaptação. Desta forma as práticas mantêm-se indeterminadamente aquém da eficácia possível de atingir.

O meio encontrado para atender as suas necessidades, tem sido através da melhoria das suas ferramentas, com o claro objetivo de aumentar a produtividade, porém os processos têm-se mantido inalterados, e força-se a execução de métodos muitas vezes ultrapassados.

Até recentemente os Recursos Humanos eram apenas uma área operacional, responsável pelo cumprimento da legislação e afundada em processos distintos, hoje podemos focar a sua atuação na estratégia da empresa, e as técnicas de agilidade têm especial vocação para vários dos processos realizados, onde a transparência e incentivo à interação por parte das técnicas ágeis contribuem para um aproveitamento ideal do tempo.

O objetivo global será sempre o de satisfazer o cliente, através de entregas de valor adiantadas e contínuas. Se gostaria de saber mais sobre os métodos Ágeis, a Scopphu está a agilizar uma formação de Agile People dedicado á Agilidade nos Recursos Humanos. Mais informações em breve.

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *