fbpx
a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

blog-scopphu

Scopphu

  /  Artigo   /  RH Ágil: Quais as vantagens desta metodologia e como a implementar na sua empresa?
RH Ágil: Quais as vantagens desta metodologia e como a implementar na sua empresa?

RH Ágil: Quais as vantagens desta metodologia e como a implementar na sua empresa?

A metodologia Agile, com raízes no desenvolvimento de software, expandiu-se ao longo do tempo para outros sectores, como por exemplo a área dos Recursos Humanos.

Esta metodologia utiliza a mecânica básica do conceito original de otimização do fluxo de trabalho. Desta forma, e quando aplicada ao sector dos Recursos Humanos, estes fluxos tradicionais foram adaptados às necessidades e características do setor.

Por exemplo, a metodologia Agile para RH auxilia na percepção de que uma empresa pode compor uma base de dados de currículos de forma, não só, a manter-se em contacto com talentos relevantes do mercado, em constante atualização, mas também e com isso, resolver com agilidade e precisão eventuais situações de necessidade de recrutamento da empresa.

Isto permite que, o tempo de reposição ou substituição de um colaborador seja muito inferior, uma vez que o novo profissional a entrar nos quadros da empresa já conhece o ADN e a cultura organizacional da mesma.

Se este é um tema que gostaria de explorar, deixamos outras sugestões de leitura, criadas pela equipa Scopphu, como:

Ou, em alternativa, descubra os 12 Princípios Agile aplicados à Gestão de Pessoas, no vídeo em baixo:

Depois de entender de que forma o Agile para RH pode ajudar a sua empresa é, então, importante perceber, também, o quanto os Recursos Humanos da empresa podem beneficiar das boas práticas implementadas no dia a dia das suas equipas.

Quais são, então, as vantagens da metodologia Agile para RH?

 #1. Otimização do trabalho

#1. Otimização do trabalho

Ao aplicar as práticas da metodologia Agile para RH, consegue minimizar os gargalos e imprevistos e a sua equipa ganha em produtividade.
#2. Maior autonomia

#2. Maior autonomia

Mapear de forma detalhada o fluxo de trabalho faz com que a sua gestão possa definir cada parte do trabalho a desenvolver, de maneira integrada, mas independente.

Com isso, os seus colaboradores assumem papéis mais analíticos e estratégicos e conseguem ter autonomia para a tomada de decisão mais rápida e alinhada a todo fluxo de trabalho.

#3. Tendências de RH

#3. Tendências de RH

Conhece o conceito Smart RH? Esta é uma tendência consolidada do sector, para que o RH da empresa use a tecnologia em benefício do desenvolvimento coletivo dos colaboradores. 

Confira, ainda, as mudanças do sector de recursos humanos, com mais uma sugestão de leitura Scopphu:

Quais as técnicas do método Agile que podem ser usadas na Gestão de Recursos Humanos?

#Scrum

Um método de otimização do trabalho, já reconhecido mundialmente, e no qual é definida a realização de um projeto específico, dentro de um prazo estipulado – normalmente 30 dias.

Para cumprir este projeto, existem as sprints que são tarefas, em prazos menores, que devem ser realizadas.
O objetivo principal é o de, segmentado em etapas, para que a equipa se concentre na realização de cada sprint, contribua para o foco maior na realização da tarefa.

#Kanban

Este método é uma abordagem para o processo incremental e evolutivo e está focado em completar projetos, oferecendo uma entrega constante de valor conforme previamente determinado.
O trabalho desenvolvido por uma equipa que use o Kanban gira em torno de um quadro. Esta ferramenta é usada com o objetivo de visualizar o trabalho de uma forma geral e ajuda a otimizar o fluxo entre a equipa.

#Squad

Na técnica Squad, cada equipa foca-se na fragmentação do objetivo, são definidas as responsabilidades de cada colaborador para que a sua equipe actue individualmente, mas de maneira integrada.
Um exemplo desta técnica é dividir o seu RH em pequenas equipas, uma responsável pela seleção e recrutamento, outra para estratégias de retenção de colaboradores e outra para a sua formação.

Como posso implementar a metodologia Agile para RH, na minha empresa?

Deixamos abaixo algumas indicações, passo a passo, para inserir a metodologia Agile para RH na sua empresa.

  • Identifique os principais desafios do RH;
  • Comece pequeno, encontre multiplicadores;
  • Escolha patrocinadores estratégicos para suportar o processo;
  • Reconheça a realidade da empresa e adapte o framework;
  • TI e Negócios precisam estar integrados, rumo ao mesmo objetivo;
  • Revise as cadeias de valor da empresa;
  • Pratique a mudança cultural e comportamental.
Precisa de ajuda para começar a implementar esta estratégia na sua empresa?

Inscreva-se na nossa formação de AGILE RH ou solicite uma proposta de consultoria através do email: info@scopphu.com.

Publicar um comentário

twenty + three =