a

Lorem ipsum dolor sit amet, conse ctetur adip elit, pellentesque turpis.

Image Alt

Scopphu

  /  Artigo   /  Tudo o que precisas de saber sobre Scrum

Tudo o que precisas de saber sobre Scrum

É a primeira vez que ouves falar sobre Scrum? Antes de mais, e para que não te percas no meio de tanta informação, vamos explicar-te o que é a metodologia Agile.

O termo Agile surgiu pela primeira vez em 2001 graças ao Manifesto para o desenvolvimento ágil de software. Apesar deste documento, que contém todos os princípios e boas práticas da metodologia, ter sido criado especificamente para empresas de software e tecnologias de informação, hoje a conversa é outra. É possível adoptar – e adaptar – a metodologia Agile em qualquer empresa, independentemente da área de negócio em que atua. 

De entre as muitas frameworks que existem há uma que se destaca: o Scrum. Esta ferramenta pretende melhorar as práticas de gestão de grandes empresas e projetos complexos. E são já vários os casos conhecidos que comprovam a eficácia do Scrum. Entre eles destacam-se a gigante Google, a Netflix e o Spotify.

Como é que este modelo funciona?

No Scrum os projetos são divididos em ciclos – também conhecidos como Sprints -, e em cada um deles deve ser executado um determinado conjunto de tarefas. É importante referir que todos os Sprints devem ter a mesma duração e esta não deve exceder um mês.

Depois, e para ajudar a estabelecer as prioridades da equipa, surge a Daily Scrum. Esta reunião diária – que costuma ser realizada no mesmo sítio e à mesma hora – tem como objetivo responder a três perguntas fundamentais:

– O que fiz até agora?

– O que vou fazer hoje?

– Existe algum obstáculo que me impeça de concluir o meu trabalho?

Além disso, de forma a manter o projeto em andamento, é crucial que todos os membros da equipa participem na Daily Scrum. E quem é então o responsável por garantir que os valores e as práticas do Scrum são cumpridos? O Scrum Master, claro. Ao remover os obstáculos que surgem ao longo do desenvolvimento do projeto, o Scrum Master consegue criar um equilíbrio entre os vários elementos da equipa.

Publicar um comentário